Governo Bolsonaro agrava a fragmentação da Democracia

O Observatório da Democracia promoveu nesta quarta-feira, 17, mais uma webconferência do ciclo de debates Diálogos, Vida e Democracia, com participação das fundações partidárias Maurício Grabois (PCdoB), Perseu Abramo (PT), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), João Mangabeira (PSB), Lauro Campos-Mairelle Franco (PSOL), Ordem Social (PROS), Claudio Campos (PPL), Astrojildo Pereira (PPS).

A 14ª edição ciclo de debates apresentou a mesa “Democracia, Política e Partidos” que foi mediada por Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania.

Dentre os debatedores, a webconferência contou com a participação do ex-deputado federal (PSDB/PE) e secretário executivo do Instituto Teotônio Vilela Betinho Gomes, o presidente nacional do PDT Carlos Lupi, o presidente nacional do PSB Carlos Siqueira, o presidente nacional do PROS, Eurípedes Jr, a deputada federal PT/PR e presidenta nacional do PT Gleisi Hoffmann, o presidente nacional do PSOL Juliano Medeiros, a vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB Luciana Santos e o socioambientalista, membro da Carta da Terra Internacional e porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade, Pedro Ivo.

O início do debate, provocado por reflexões de Roberto Freire sobre a crise política brasileira, foi marcado por questões importantes para a construção de mecanismos de oposição a um desgoverno sem respeito às vítimas da Covid-19 no país e tampouco à Constituição Federal.

Betinho Gomes /PSDB– Efeitos da polarização política no cenário brasileiro

Betinho Gomes lamentou a falta de compaixão do governo autoritário aos brasileiros através dos discursos negacionistas e descaso com a pandemia. Na oportunidade, o ex-deputado destaca a dificuldade em manter um discurso político saudável em meio ao crescimento da polarização política.

Segundo Betinho, a polarização pode ser prejudicial para o discurso racional e principalmente para a democracia. “Esse é um grande desafio para as forças democráticas que devem compreender que mesmo com divergência política e ideológica é imprescindível dialogar com oposição. É importante não enxergar o adversário político um inimigo para não fragilizarmos a jovem democracia brasileira”, afirmou Betinho Gomes.

Carlos Lupi/PDT – O profeta da ignorância e seu exército contra a democracia

Carlos Lupi alertou sobre as estratégias de governo do executivo atual o qual se assemelham ao governo que gerou o golpe de 1964. Segundo Lupi, as recentes ameaças de convocação dos militares em defesa de um governo autoritário são uma afronta às instituições e principalmente à democracia brasileira.

De acordo com o presidente do PDT, o apoio a movimentos antidemocráticos são sinais de uma tentativa de desintegrar a democracia e intimidar a oposição. Carlos Lupi lembrou os prejuízos causados pelo Regime Militar à nação, durante a ditadura, e reprovou qualquer tentativa de retrocesso. “Quando o “profeta da ignorância” ameaça chamar os militares para intimidar a democracia ele faz uso de uma memória recente a qual trouxe 15 anos de sofrimento ao povo brasileiro.”

Carlos Siqueira/PSB– Democracia jovem e frágil

Carlos Siqueira destacou as conquistas sociais e democráticas com a Constituição Federal brasileira e lembrou que hoje vivemos o maior período de democracia da história do Brasil. Democracia a qual se demostra fragilizada pelas ações do Executivo.

De acordo com Siqueira, o sistema partidário brasileiro deve ser reestruturado a fim de solidificar a democracia. O presidente do PSB criticou a existência de inúmeras siglas partidárias no Brasil sem representação parlamentar significante, nem ações de apoio à democracia. “Nosso sonho vai além de reconquistar a democracia e sua plenitude, precisamos criar uma frente ampla para termos solidez democrática”, destaca Carlos Sirqueira.

Eurípedes Júnior/PROSA pandemia e a fragmentação da democracia

Eurípedes Júnior criticou a crise entre os três poderes em um momento de pandemia. O presidente nacional do PROS lembrou que somos o segundo país com maior número de casos de Covid-19 confirmado e destacou a necessidade de termos engajamento para combater o vírus.

Eurípedes destacou que o PROS é um partido jovem e preocupado com a fragmentação da democracia com a criação de demasiados partidos políticos. Em analise a clausula de barreiras implementada recentemente, Eurípedes viu de forma positiva a medida para existência de uma democracia plena.

Gleisi Hoffmann/PT – Fake News enfraquece a democracia brasileira

Gleisi Hoffmann destacou a qualidade do presidente Bolsonaro, entre todos os defeitos, a qual nunca escondeu quem ele era. De acordo com a presidenta do PT, a forma hostil e autoritária usada pelo presidente para tratar seus adversários nunca foi surpresa para ninguém, mas tal comportamento está ultrapassando os limites democráticos brasileiros.

Segundo Gleisi Hoffmann, a chance de evitar a chegada de Bolsonaro ao poder durante a injusta campanha eleitoral de 2018 foi eliminada com o uso das fake news. A presidenta do PT lamentou o número de fake news lançados contra os candidatos Fernando Haddad e Manuela D’Ávila, que consequentemente enfraqueceu a democracia brasileira. “As instituições deveriam defender a democracia e a Constituição à altura. Recentemente, tivemos atentado ao STF, e, finalmente, houve resposta ao atentado”, afirma Gleisi.

Juliano Medeiros /PSOL– Falta de Políticas públicas agravam a crise sanitária e econômica

Juliano Madeiros inicio sua fala lamentando a marca de 45 mil mortos por coronavírus, até o momento, no Brasil. O presidente do PSOL atribuiu a tragédia provocada pela pandemia às atitudes irresponsáveis do presidente Bolsonaro e, principalmente, à falta de políticas públicas para combater a doença.

De acordo com Juliano Medeiros, ficar em casa como medida de prevenção deveria ser um direito ao invés de um privilégio. O governo federal utilizou apenas 43% dos mais de R$ 260 bilhões liberados pelo Congresso para garantir o isolamento social. “São 10 milhões de brasileiros e brasileiras na fila aguardando acesso ao auxílio de renda emergencial. E infelizmente, tendo que sair de casa para ganhar o pão e alimentar suas famílias.”

De acordo com o presidente do PSOL a crise econômica e sanitária que assola o país é agravada pela irresponsabilidade de governar do Poder Executivo. “Diante dessa situação gravíssima, a Constituição Federal nos garante instrumentos para enfrentar esse momento. Mas, infelizmente esses instrumentos se deterioraram com o passar dos anos. Seja pela criminalização da política, seja por uma crescente influência de grupos extremistas, afirma.

Luciana Santos/PCdoB – Desestruturação de programas de apoio contribuíram para tragédia no país

Luciana Santos destacou a desestruturação de programas capazes de enfrentar a crise sanitária que assola o país hoje. Segundo Luciana, programas como o Mais Médicos e Ciências Sem Fronteira eram mecanismos de combate a falta de estrutura existente na saúde brasileira.

A presidenta nacional do PCdoB repudio a falta de capacidade do governo federal em criar programas de apoio em meio a uma crise de pandemia. “A estratégia do governo Bolsonaro é se apresentar como antissistema, com a plena certeza que o desgaste das instituições colabora para o plano de governo que faz parte da campanha eleitoral do presidente”, destaca s.

Conforme a crise de pandemia aumenta no país, afirma a presidenta do PCdoB, o governo se mostra instável e desorganizado com o aumento consequente das crises na instituição. Segundo ela, a criação de uma frente ampla é uma estratégia de enfrentamento ao governo que não se dispõe a dialogar com a oposição.

Pedro Ivo /Rede– Democracia inclusiva e integrada

Pedro Ivo, porta-voz da Rede Sustentabilidade, reforçou a importância de criar uma frente ampla para reestabelecer a democracia. Na oportunidade, o socioambientalista destacou a importância de incorporar o ecossistema de uma forma geral no sistema democrático.

De acordo com Pedro Ivo, a pandemia é o efeito de um modelo insustentável que está sendo aplicado no planeta. “Devemos lutar pela democracia, mas não podemos voltar a uma sociedade como era antes. Devemos cuidar do nosso planeta e criar saídas para democracia inclusiva com lutas integradas”, afirma.

 Confira a webconferência Democracia, política e partidos na íntegra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *