Observatório da Democracia apoia webnário online dos povos tradicionais de matriz africana com início na sexta (04/09)

O webnário e sua importância

O webnário tem por objetivo debater o panorama dos povos tradicionais de matriz africana diante da atual conjuntura do país, através de diversas mesas compostas por: atores do cenário político atual, representantes dos povos tradicionais de matriz africana e instituições. Veja a programação neste link.

O evento terá lugar nos dias 4, 11 e 18 de setembro de 2020 e será efetuado na plataforma online Zoom, fornecida pelo Observatório da Democracia,com transmissão online por meio das suas principais redes de divulgação e redes sociais (facebook, youtube). O Webnário está recebendo o apoio do Observatório da Democracia, que irá transmitir o evento por meio de seu canal no Youtube.

O Fonsanpotma

O Fonsanpotman é uma organização autônoma, constituída de autoridades autodeclaradas tradicionais de matriz africana, bantus, jejes e yorubás, confirmada por sua filiação, história de iniciação georreferenciada em territórios mantenedores de princípios como a circularidade o respeito aos mais velhos e aos mais jovens, divinização da natureza hábito próprio e língua.

O fórum é um espaço político de discussão, elaboração e deliberação de questões concernentes ao processo de luta pela segurança alimentar e nutricional e pelo direito humano à alimentação adequada,saudável de acordo com a sua tradição e/ou cultura local

e contra qualquer tipo de discriminação e opressão, na busca de reparações quanto ao racismo, classificado como crime de lesa a humanidade.

A Teia

A partir do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz

Africana em maio de2015, às autoridades tradicionais e movimentos sociais reunidos compreenderam a necessidade de promover uma articulação da sociedade civil em todos níveis da federação que possa acompanhar os parlamentos no desenvolvimento das pautas de interesse. Com base nessa premissa foi concebida a teia legislativa dos povos tradicionais de matriz africana: a reunião das autoridades tradicionais matriz africana, na

proporção de dois representantes para cada mandato participante da Frente Parlamentar correspondente, respeitando a sempre que possível a paridade de gênero e entre os povos tradicionais de matriz africana (Banto,Jeje, Yorubá).

Participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *